Dunumba

A dunumba (também conhecida como dunun, dundun, doundoun ou djun-djun) é o nome genérico para uma família de tambores graves do Oeste Africano, que se desenvolveu juntamente com o djembe, na região dos povos Mande. Não deve ser confundida com o dundun, nome iorubá para o "tambor falante". Existem diferentes tamanhos de dunnumbas, variando de 25 a 60cm. Baseando-se no tamanho, técnica de construção e ajuste, há nomes diferentes para cada tipo de dundumba. Alguns dos nomes mais usados são konkoni, kenkeni, sangban, djeli-dun, etc.

Existem dois principais estilos de tocar dunumbas:

No estilo tradicional, cada tocador mantém o tambor deitado no solo ou em um apoio, de lado. O tambor é percutido com uma baqueta, enquanto a outra baqueta percute uma espécie de gan (agogô com um único sino), que fica montado sobre a dunumba. A melodia é criado através da interação de três dunumbas e três tocadores.

No outro estilo, conhecido como o estilo balé (pelo fato de  ser usado nos balés nacionais), um único tocador comanda três dunumbas, que ficam de pé sobre o chão. Permite-se assim um arranjo mais complexo para a dança.

Onjó Angoma oferece dunumbas feitas com folha de madeira, couro de cabra, cordas de nylon e aros de aço.

Dunumba grande - 24", 55cm de altura
Dunumba média (sangban) - aro 16", 45cm de altura
Dunumba pequena (kenkeni) - aro 10", 30cm de altura




Dunumba (also known as dunun, dundun, doundoun or djun-djun) is the generic name for a family of bass drums from West Africa, which was developed together with the djembe, in the Mande people region. It should not be mistaken with the dundun, yoruba word for the "talking drum". There are different sizes of dunumbas, diamenters varying from 25 to 60cm.

More info on dunumbas: http://en.wikipedia.org/wiki/Dunumba

Dunumba (large) - 24" diameter, 55cm height
Dunumba (medium sized, or sangban) - 16" diameter, 45cm height
Dunumba (small sized, or kenkeni) - 10" diameter, 30cm height


Large dunumba / Dunumba grande


Large dunumba / Dunumba grande

Small dunumba / Dunumba pequena