Ganzá

Ganzá é um instrumento musical de percussão de origem africana, utilizado no samba e outros ritmos brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone, executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um cilindro oco, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de quinze até mais de 50 centímetros. Os tubos podem ser duplos ou até triplos.

O instrumento é executado por agitação. O percussionista segura o ganzá horizontalmente com uma ou ambas as mãos e o agita para a frente e para trás. Com pequenos movimentos giratórios, o músico é capaz de controlar a maneira como os grãos caem dentro do tubo, permitindo a variação de intensidade de acordo com os tempos fortes e fracos do ritmo. No samba o ganzá serve para fazer a marcação, sendo que os tempos são marcados por batidas fortes e os contratempos por batidas fracas.

Onjó Angoma oferece ganzás feitos de palha de imbé, tendo nas extremidades rodelas de cabaça. Usamos lágrimas-de-nossa-senhora ou sementes de açaí como contas para rechear o instrumento. Também oferecemos ganzás em metal

Ganzá em imbé (aproximadamente 25cm)
Ganzá em metal, pequeno
Ganzá em metal, médio
Ganzá em metal, médio, duplo
Ganzá em madeira, pequeno
Ganzá "ovinho", em plástico
Ganzá "ovinho", em metal




Ganzá em madeira




Ganzás em palha de imbé

Ganzá de metal, médio, duplo

Ganzás de metal (médio e pequeno)